Cuidados na hora de fazer uma viagem internacional

Compartilhe com alguém!

Existem alguns cuidados importantes ao sair do país, principalmente se for a sua primeira viagem internacional, já que surgem muitas dúvidas desde antes de sair do seu pais de origem ate no seu destino final. Por isso, preparamos esse texto com dicas para você ir preparado e aproveitar ao máximo.  

Dicas para a primeira viagem internacional  

Lembre de tirar o seu passaporte 

Esse é o principal documento que você precisa ter para viajar para o exterior, pois funciona como uma porta de entrada para muitos países.  

Para adquirir o seu, basta acessar o site da Polícia Federal e fazer sua solicitação por lá.  
 
Se esse pedido for feito no Brasil, a pessoa deve, obrigatoriamente: 

  • Ter feito alistamento eleitoral, caso seja maior de 18 anos; 
  • Ter votado, justificado ou pago multa, na última eleição, nos dois turnos se for o caso, se tinha idade entre 18 e 70 anos na última eleição; 
  • Estar em dia com o Serviço Militar Obrigatório, caso seja homem que completa entre 19 e 45 anos neste ano; 
  • Reunir documentos necessários à emissão de passaporte; e 
  • Não ser procurado pela Justiça, nem judicialmente impedido de obter passaporte ou de sair do país. 

Você vai preencher um formulário no site, pagar a taxa, que é gerada automaticamente, e agendar o atendimento da unidade mais próxima de você. Depois disso, vai até a unidade, apresenta os documentos necessários e tira uma foto. E então, vai acompanhando o status do pedido online e pode buscar o passaporte na mesma unidade em que fez o atendimento.

Outros documentos necessários para uma viagem internacional

Além do passaporte, existem alguns destinos que solicitam outros documentos ao viajante, como cartão de vacina ou visto – que costuma ter um processo de aquisição mais exigente. Mas, lembre-se de sempre levar um documento com foto independente de onde for. Esse é um documento básico que sempre é solicitado.  

Visto de permanência 

Grande parte dos destinos permite a permanência de brasileiros sem visto por até 90 dias. Para ficar mais do que este período, o visto passa a ser solicitado e cada país conta com regras diferentes para essa documentação. É por isso que o tempo para autorização desse documento costuma variar muito de lugar para lugar. Pesquise bem e converse com outras pessoas que tiraram o documento, além de fazer a solicitação com antecedência.  

Seguro de viagem internacional

Quando você não conta com a cobertura de um seguro de viagem, acaba ficando desprotegido na necessidade de algum atendimento de saúde fora do país. É claro que sempre esperamos que não aconteça nada, mas esse tipo de documento permite que seu atendimento possa ser mais ágil e fácil. Além disso, os serviços de saúde fora do Brasil costumam ter um custo muito alto. Inclusive, muitos países da Europa exigem o seguro de viagem dos turistas, por conta do Tratado de Schengen. 

Vacinas 

Mais uma etapa importante do seu processo e preparo para a viagem internacional é conferir se o seu destino exige um certificado internacional de vacinação com vacinas específicas como febre amarela. Isso é muito comum em países da África e também é solicitado no Paraguai. Informe-se e corra atrás dessas vacinas com antecedência, para não sentir os efeitos colaterais durante a viagem, não ter sua entrada negada e chegar no destino imunizado.  

Câmbio  

Acompanhe as variações da taxa de câmbio para levar dinheiro na moeda local, mantendo-se atento às taxas que são cobradas, principalmente em compras com cartão de crédito.  Quando você se mantém informado e tem em mente essa conversão, fica bem mais fácil não ser surpreendido negativamente durante a sua viagem.  

Roteiro  

Mesmo que esteja viajando a trabalho, um passo muito importante é criar um roteiro para conhecer o destino o máximo que você puder, no período que tem de viagem. Se estiver indo a passeio, pode separar mais tempo e criar um roteiro ainda mais completo.  

Pesquise com antecedência sobre os principais pontos turísticos, assim como melhor época para viajar (é interessante evitar a alta temporada para diminuir os custos e evitar as multidões), gastronomia local, clima e idioma.  

Quando você se prepara com mais antecedência, pode aproveitar o tempo que você tem de uma forma muito mais assertiva na sua viagem internacional. Mas lembre-se de não usar esse roteiro para ficar `engessado`. Ele deve servir apenas como um guia. Mas, quando você está em outro país, muita coisa pode acontecer, como conhecer novas pessoas e descobrir lugares que não estavam nos seus planos. Por isso, aproveite ao máximo!  

via GIPHY

Dicas importantes para o aeroporto 

Itens permitidos para viagem internacional  

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) regulamenta as regras para malas de viagem em voos internacionais. 

As malas despachadas são entregues no momento do check-in e devolvidas no aeroporto de destino. É importante colocar alguma etiqueta ou tag com seu nome para ficar mais fácil de identificar, assim como lenços amarrados com uma cor mais chamativa, que te ajudarão a encontrar a bagagem, mesmo à distância.  

Geralmente, os itens permitidos para a mala despachada são: 

    • Esmalte de unha 

    • Medicamentos líquidos 

    • Medicamentos em comprimido (caso seja tarja preta, é necessário apresentar a receita médica) 

    • Óleo de banho e loções hidratantes 

    • Pasta de dente e enxaguante bucal 

    • Removedores de maquiagem e loções de limpeza facial 

    • Xampus, condicionadores e sabonete  

    • Géis e borrifador para cabelo  

    • Lâmina de barbear 

    • Sapatos ou salto alto 

    • Picadores de gelo e/ou abridor de garrafas 

Existem algumas especificações de cada companhia aérea para itens proibidos na mala de mão ou despachada, por isso procure se informar com a empresa da sua viagem.  

A mala de mão costuma ter de 56 x 36 x 23 centímetros (comprimento + largura + altura), e não pode exceder 10 quilos. Além desta bagagem, também é permitido que os passageiros levem uma mochila ou bolsa como item pessoal.  

Chegue cedo  

O recomendado pela Anac é que você chegue no aeroporto com pelo menos 3 horas de antecedência para uma viagem internacional. É interessante fazer o check-in online pelo app ou site da companhia aérea, para poupar seu tempo, já que as filas costumam ficar bem grandes. Mesmo assim, chegue com antecedência para se prevenir de qualquer imprevisto.   

Fique atento a conexões e escalas 

Tenha o seu itinerário em mãos para não se perder no meio das conexões, já que há troca de avião. Assim, você pode checar os horários e portões de embarque com mais facilidade.  

via GIPHY

Itens importantes para levar com você 

Kit de primeiros socorros 

Ter um kit equipado como esse não está relacionado com o fato de ser hipocondríaco, mas sim preparado. Você pode levar os remédios que costuma utilizar, as prescrições de comprimidos controlados, assim como band-aid, colírios, repelentes e protetor solar.  

Adaptador de tomada universal 

Esse é um item bem importante e que nem todo mundo se lembra de incluir na mala. Os modelos de tomada costumam variar bastante de um país para outro. Por isso, ter esse adaptador vai facilitar muito a sua vida em uma viagem internacional. Você pode adquirir o seu em lojas físicas ou online.  

Mala de mão com itens importantes e essenciais  

A indicação, inclusive das companhias aéreas, é que você coloque pertences mais valiosos na sua mala de mão e não na bagagem despachada. Dinheiro, documentos, aparelhos eletrônicos e joias devem estar com você na cabine o avião. Você pode incluir também um kit de higiene, de medicamentos que mais usa e uma troca de roupas.  

Pasta com todos os papéis necessários 

Separe todos os papéis e documentos que você irá precisar durante a viagem, para ter fácil acesso quando necessário. Ter uma pasta para colocar todos eles é uma boa saída para essa organização.

Nela podem estar suas passagens, reservas de hospedagem, a apólice do seguro com os contatos para acionamento e anotações valiosas como seus dados de conta.

Prepare-se e curta a sua viagem internacional!  

Gostou dessas dicas? Salve esse conteúdo e lembre se conferir o checklist antes de sair do país.  

O Clube Candeias possui uma rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagens espalhadas pelo mundo. Além disso, dispõe de unidades próprias em diversas regiões do Brasil, sendo uma ótima maneira de aproveitar as suas viagens. 

Leia mais sobre os destinos que tem unidades do Clube Candeias no Brasil, aqui.

Associe-se ao melhor clube de turismo e aproveite benefícios imperdíveis, entrando em contato por aqui

 

+ de 35 Unidades Próprias pelo Brasil!

Sobre a Autora
Interaja Conosco!