Florianópolis além das praias

Compartilhe com alguém!

A Ilha da Magia, como Florianópolis é carinhosamente chamada, possui um litoral extenso, recheado de belas praias. Não se sabe ao certo a quantidade exata. Alguns dizem 42, e os nativos insistem em mais de 100, já que muitas delas são selvagens e acessadas por trilha. 

Mas a ilha tem muito mais a oferecer, viu? Por isso, trouxemos algumas dicas de pontos turísticos e atividades para adicionar ao seu roteiro na sua próxima ou primeira visita a Floripa. 

Opções em meio à natureza: parques e ecoturismo

A natureza é, sim, um dos grandes diferenciais dessa ilha e as possibilidades são diversas. O próprio centro também é repleto de muito verde e contém parques que sempre estão cheios de pessoas praticando esportes ao ar livre ou mesmo se reunindo com amigos ou família por ali. 

Alguns deles são: Parque dos Coqueiros, da Luz, Parque Ecológico do Córrego Grande e Parque Municipal da Galheta. Todos contêm uma boa infraestrutura para receber famílias, com espaços infantis, pista de cooper e também quadras esportivas. 

O Parque dos Coqueiros é um dos mais conhecidos e possui uma pista com vista para o mar. É um espaço muito tranquilo, perfeito para entrar em contato com a natureza e relaxar.  

E, para quem curte ecoturismo, Florianópolis também não deixa a desejar. Seja para praticantes de voo livre, paraquedismo, surf, kitesurf ou mergulho, a cidade tem estrutura necessária para todos. 

A Praia dos Ingleses conta com um navio naufragado do século 17, a 100 metros da costa, que é um dos pontos mais desejados para mergulho e pode ser acessado por iniciantes, mas as praias da Joaquina, Campeche, Lagoinha, Ilha do Xavier , Galheta e Paraia do Santinho também são ótimos pontos. 

Aproveite também para acessar os mirantes e se deslumbrar com as paisagens belíssimas que Florianópolis oferece. Algumas opções: Mirante do Morro da Cruz, Mirante da Lagoa e Mirante Casa de Retiro Vila Fátima. 

via GIPHY

As famosas trilhas de Floripa

E, para os amantes de trilhas, claro que Floripa também está recheada de opções, do nível iniciante ao avançado. Conheça cinco delas: 

  1. Trilha do Gravatá: uma das mais leves, dura entre 30 a 50 minutos,localizada entre a Praia Mole e a Praia da Joaquina. Existem colônias de lontras que aparecem ao amanhecer.

  1. Trilha dos Macacos: considerada uma das mais difíceis, ela tem duração média de 3 horas e vai da Vargem Grande até Saquinho. São 8 km dentro do Parque Florestal do Rio Vermelho, por isso não é aconselhado ir sozinho, mas sim com um guia.
  2. Trilha para Matadeiro: esse é o caminho para chegar na praia mais badalada dos surfistas. Basta seguir a trilha da Lagoinha do Leste, por 8 km e encontrar esse refúgio selvagem. 

Projeto Tamar

A base do Projeto Tamar, em Florianópolis, foi criada em 2005, para dar suporte às atividades da região sul, voltadas à mitigação do impacto da pesca sobre as tartarugas marinhas. Mas, no mesmo ano, também foi inaugurado o Centro de Visitantes para sensibilização e conscientização ambiental.

O espaço recebe cerca de 200 mil pessoas por ano e, junto com o Museu do Projeto Tamar de Praia do Forte, está entre os cinco museus mais visitados do Brasil em suas respectivas regiões. 

Para comprar o ingresso, é só clicar aqui: https://bileto.sympla.com.br/event/68820/d/109761/s/640342 

Endereço: Rua Professor Ademir Francisco s/n, Barra da Lagoa, contato: (48) 3236-2015

Se delicie com a gastronomia de Florianópolis 

Na Ilha da Magia, você pode encontrar de tudo um pouco, mas a gastronomia açoriana, à base de frutos do mar, é a especialidade dos restaurantes. Os pratos típicos da cidade carregam uma herança portuguesa, com alguns traços indígenas, principalmente nos temperos.

Uma curiosidade é que Florianópolis foi a primeira cidade brasileira a participar da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Gastronomia.

Conheça a história e arquitetura de Florianópolis

Para quem pensava que era “só” de natureza que vivia Florianópolis, estava muito enganado! A Ilha possui uma rica herança histórica e cultural, que se expressa em diversos projetos arquitetônicos, museus, espaços culturais e construções coloniais. 

Caminhe pelo Centro Histórico e aproveite para conhecer: 

  • A Catedral Metropolitana, construída em 1753;
  • A Praça XV de Novembro;
  • O Palácio Cruz e Sousa, do século XVIII, onde hoje fica o Museu Histórico de Santa Catarina;
  • A Ponte Hercílio Luz; 
  • O Teatro Álvaro de Carvalho;
  • A Casa da Alfândega;
  • E o Mercado Público Municipal.

A cidade também conta com construções da arquitetura religiosa barroca como as igrejas Imaculada Nossa Senhora da Conceição, de São Sebastião do Rio Tavares (Capela São Sebastião), de Nossa Senhora da Lapa e de Nossa Senhora das Necessidades.

Conheça também as Vilas Açorianas, localizadas à beira-mar, com uma arquitetura de 200 anos atrás, ainda preservada nos bairros Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha. Essa região também reserva muitos costumes e tradições da época dos colonizadores, com suas casas coloridas e geminadas. 

Uma das maiores pontes pênseis do mundo: Ponte Hercílio Luz

Esse é um dos principais cartão-postal de Floripa e foi construído em 1926. Possui 819 m de extensão e suas torres medem 75 m. Essa ponte pênsil foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico.

As lagoas da Ilha da Magia

As maiores e mais conhecidas são a Lagoa da Conceição e a Lagoa do Peri, mas entre as duas, fica a Lagoa Pequena.  Nas duas primeiras, é possível fazer passeios de barco e pesca e, no seu entorno, ficam lojas de artesanato local e diversos bares e restaurantes.

Agende a sua visita e encontre o lugar ideal para ficar em Florianópolis

Com a proximidade do verão, o ideal é se programar o quanto antes para não ficar sem estadia durante a estação mais badalada de Floripa. Como a cidade é um dos grandes pontos turísticos brasileiros, ela atrai pessoas de todo o Brasil e de fora do país também. 

Mas, planejando e se programando com calma, você consegue encontrar o lugar ideal e criar o roteiro que mais se encaixa na sua personalidade, com esportes radicais, tranquilidade em meio à natureza, agito ao redor da lagoa ou turismo histórico. 

Conheça a unidade Candeias Parador da Cachoeira








A hospedagem fica a 200 m da praia e 30km de carro do centro, e oferece café da manhã, estacionamento, wi-fi, piscina adulto e infantil, ar condicionado e playground.

Entenda como funcionam as hospedagens do Clube.

O Clube Candeias possui diversas Unidades Próprias e da Rede Integrada e oferece uma série de benefícios para seus associados. Se deseja fazer parte do maior Clube de Férias do Brasil, entre em contato por aqui.

 

+ de 35 Unidades Próprias pelo Brasil!

Sobre a Autora
Interaja Conosco!