Dicas de como viajar com responsabilidade ambiental

O Brasil é rico em belezas naturais, com trilhas, cachoeiras, mares, cânions, chapadas, mirantes… uma diversidade imensurável de uma fauna e uma flora característica. Gonçalves Dias já dizia “Nosso céu tem mais estrelas, nossas várzeas têm mais flores, nossos bosques têm mais vida”, mas essas paisagens estão mudando constantemente, no Brasil e no mundo, e não podemos continuar ignorando isso.

Os recursos naturais estão sendo consumidos cada dia mais rápido, não podemos impactar ainda mais essas mudanças durante os nossos momentos de lazer. Vendo a importância do assunto, a ONU declarou em 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável, concentrando a ideia de se aventurar em destinos novos, se concentrando em conservar e respeitar os lugares por onde andamos para que eles possam continuar existindo no futuro.

Mas qual é o papel do viajante nessa luta para manter e preservar o mundo enquanto viaja?

    • Evitar atrações turísticas que não são voltadas para a preservação das espécies.
    • Quando possível, opte por conhecer o destino escolhido por meio de transporte não poluentes ou tente utilizar os coletivos;
    • No momento da escolha da hospedagem opte pela mais vantajosa nos quesitos econômicos e ambientais. Procure se atentar as que fazem a coleta seletiva do lixo (O Clube Candeias acredita que reciclar o lixo é um itens de extrema importância para o viajante, para o mundo e para o meio ambiente, por isso as unidades próprias e as conveniadas se preocupam com isso).
    •  Faça o seu KIT ZERO PARA ESTRADA: talheres reutilizáveis; copos e/ou garrafinhas de água (vidro ou reutilizáveis); canudos de metal, vidro ou bambu; guardanapos de pano. 
    • Use os recursos naturais com cautela: cuide com o gasto exacerbado de água ao tomar banho e ao utilizar as torneiras de banheiro.
    • Não registre sua passagem nos locais por meio de rasuras em rochas ou marcações em árvores, opte por registrar esse momento em sua mente e em fotografias. 
    • Valorize a cultura do local que você visita, opte por adquirir produtos dos moradores locais, prove os alimentos típicos, assim irá auxiliar a economia do local.
  • DE JEITO NENHUM JOGUE O SEU LIXO NO CHÃO: lembre-se do tempo que o meio ambiente irá levar para decompor o seu lixo (papel: de 3 a 6 meses; panos: de 6 meses a 1 ano; filtro de cigarro: mais de 5 anos; náilon: mais de 20 anos; metal: mais de 100 anos; alumínio: mais de 200 anos; plástico: mais de 400 anos; vidro: mais de 1000 anos; borracha: tempo indeterminado).

 

Uma viagem irá te transformar e você pode fazer o mesmo pelo destino que escolheu conhecer! Afinal, nada mais justo do que retribuir a experiência incrível de conhecer lugares incríveis e oferecer o seu melhor para uma troca justa e benéfica para todos. Por isso sempre se pergunte: EU ESTOU FAZENDO TÃO BEM A ESSE LUGAR QUANTO ELE ESTÁ FAZENDO PARA MIM?

Preserve o hoje para ter o amanhã!

Newsletter

Assine a nossa newsletter para receber ofertas exclusivas e as últimas notícias sobre nossos produtos e serviços

A autora:

Duanne Crivilim

Duanne Crivilim

Duanne é enfermeira de profissão e escritora por vocação.
Nascida em Londrina (Paraná) mas vive por aí com o coração no mundo! Apaixonada
por novos lugares e novas experiências, decidiu dividir o que há de melhor no
mundo escrevendo dicas de viagens, roteiros a serem descobertos e sobre a
DEMOCRATIZAÇÃO DO TURISMO. Sócia do Clube Candeias, acredita ainda que todos
podem viajar e se inspirar com o que cada lugar tem a oferecer!

Instagram

Últimos Posts

Interaja conosco!

Pacotes em destaques!

* estoque limitado | preços sujeito a alterações sem aviso prévio

Central de Atendimento

Siga-nos

NEWSLETTER

Seja o primeiro a saber sobre as promoções, dicas e curiosidades exclusivas sobre viagens. ​

Cobox Viagens, conectando famílias ao mundo das férias! Interaja com a gente através da #coboxviagens

Por Grupo Cobox 2021 | 43 - 3025-3733 E-mail [email protected] - Londrina / PR Av Higienópolis nº 1100 Sala 31 CEP 86020-911

×
×

Carrinho